domingo, 23 de outubro de 2011

Conceitos básicos de multimédia:




Conceito de Multimédia:
Multimédia é pois por definição o que resulta da combinação em computador (ou controlada por ele), de vários meios num resultado que apela a um ou vários sentidos. No entanto, e nesse sentido, considerando aquilo em que se tornou um computador hoje, é evidente que é demasiado restritivo falar e limitar o conceito de multimédia apenas a vídeo, áudio ou animação (para os meios dinâmicos) ou a texto, gráficos ou fotografia.

Tipos de Media:

- Estáticos
Os tipos de media estáticos, também chamados de discretos ou espaciais são constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial. Por exemplo, os parágrafos, os modelos e os conjuntos de pixéis são estruturas de representação de, respectivamente, texto, gráficos vectoriais e imagens bitmap, que apenas variam na sua dimensão espacial. Isto significa que qualquer um destes elementos pode ser apresentado independentemente do tempo, sem perder o seu significado.



O texto:

o texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e, por isso, tem sido a forma dominante de interacção entre o ser humano e o computador. Para além disso, o texto é uma das formas principais da comunicação assíncrona, ou desfasada no tempo, entre seres humanos, que tem como bons exemplos os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS (Short Messaging System) e o correio electrónico.




A imagem:
as imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias estão para as revistas, os jornais e os livros. As imagens e os gráficos podem ser considerados respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por captura através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas adequados.


- Dinâmicos
Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico (áudio, vídeo e animação).

- O áudio: o áudio é um tipo de media que difere na sua natureza de todos os tipos de media que foram considerados até agora, já que é o único que estimula o sentido da audição, ao passo que todos os outros tiram partido do sentido da visão.
Os dois tipos de áudio mais utilizados nas aplicações multimédia são as sequências musicais e a fala, ou a voz humana.
O áudio digital pode, portanto, ser utilizado em aplicações multimédia, mas assume uma relevância particular em outras duas áreas de aplicação - nas telecomunicações e no entretenimento.

- O vídeo: o vídeo, seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou tramas (Frames). O intervalo de tempo que decorre entre a apresentação de duas tramas sucessivas é constante. Por consequência, o número de tramas que são apresentadas por segundo, ou frame rate, não varia.






- A animação: a animação é um tipo de media espacial e temporal (baseado no espaço e no tempo) e, como tal, permite que o autor controle o ritmo (ou a velocidade) da sua mensagem. Por exemplo, é possível utilizar a animação para mostrar em alguns segundos um processo muito lento, tal como a erosão do solo, ou um processo que demora anos a concluir-se ou, alternativamente, para mostrar um evento que ocorre tão rapidamente no mundo real que não é perceptível ao seu ritmo natural.



Os tipos de media também podem ser classificados quando a sua origem:

- Capturados - são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador (áudio, vídeo, capturados por câmaras).

- Sintetizados - são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos (animações).


Modos de divulgação de conteúdos multimédia:

Online: Divulgação online significa disponibilidade imediata dos conteúdos multimédia.
Pode ser efectuada através de:
- Rede local;
- Conjunto de redes (World Wide Web);
- Monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão armazenados em disco.

Offline: A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.

Linearidade e Não Linearidade:


Linearidade: A linearidade multimédia pode ser entendida como o facto do
utilizador apenas receber a informação que é transmitida pelo computador, não
podendo alterá-la nem decidir como a acção se desenrola.
Esta é a forma de aprendizagem mais utilizada, o professor ensina e o aluno
limita-se a recolher a informação.


Não linearidade: Existe não-linearidade multimédia quando o utilizador
não está limitado a receber as informações que o computador lhe envia, pode
interagir com ele e decidir o desenrolar da apresentação.