quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Modelos de Cor




- Definiçaõ de cor:

A cor de um objecto depende das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz produzida pela sua superfície e das características sensoriais do sistema de visão humano, os olhos, ou de câmaras digitais.


- Modelo RGB:


RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue).
O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como televisões, computadores e câmaras digitais.



- Modelo YUV:

O modelo YUV tem em conta uma propriedade da visão humana que é mais sensível às mudanças de intensidade da luz do que da cor. O modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco como de cor de forma independente e guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. O modelo YUV é adequando às televisões, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância, sendo também adequado para sinais de vídeo.


- Modelo CMYK:

As cores do monitor são reproduzidas numa impressora através dos pigmentos. Os pigmentos criam as cores primárias azul, amarelo e vermelho, as quais, juntas, criam outras cores.
O método mais comum de reprodução de imagens coloridas em papel é pela combinação de pigmentos ciano, magenta, amarelo e preto.
Neste modelo cada cor é descrita com uma percentagem (de 0% a 100%). Os pigmentos produzem cor reflectindo determinados comprimentos de onda de luz e absorvendo
outros.



- Modelo HSB:
Sem luz todos os objectos são desprovidos de cor. Com base na maneira como as pessoas percepcionam as cores, o modelo de cor HSB define as cores com três atributos: matiz (H), saturação (S) e brilho (B). Matiz é o nome que damos a uma cor na linguagem comum. Os matizes formam o círculo das cores. Saturação é a vivacidade da cor e a quantidade de concentração de cor que o objecto contém. Quanto mais alta é a saturação, mais intensa é a cor. O brilho é uma medida de intensidade da luz numa cor. As cores podem ser separadas em claras e escuras quando seu brilho é comparado.