quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Utilização do Sistema Multimédia - Texto

Ao introduzir o meu nome no site: http://www.supertrafego.com/ms_codigo_ascii.asp, o meu nome foi convertido num valor numérico.






No Site: http://www.glassgiant.com/ascii/ consegui converter três imagens em ASCII.

Imagem 1:



Imagem 2:



Imagem 3:

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Unidade de Texto




Tabela ASCII:O código ASCII (American Standard Code for Information Interchange) representa uma maneira de codificar caracteres na forma de valores inteiros. Neste código, os caracteres são mapeados para valores numéricos representáveis por sete dígitos binários (bits). Este código abrange 95 caracteres passíveis de impressão e 33 caracteres especiais utilizados, entre outros, no controle de comunicação entre computadores ou um computador e seus periféricos.
A tabela abaixo descreve o padrão ASCII. Para obter o código interno, em decimal, você soma o valor no início da linha onde se encontra o caracter desejado com o valor no topo de sua coluna. Os 33 caracteres de controle são os de código 0 a 31 (NUL a US) e o de código 127 (DEL).



O código da letra A, por exemplo, é 1 + 64 = 65.
A codificação "ASCII Estendido" utiliza 8 bits para representar caracteres. Dessa forma consegue codificar 256 caracteres. Os primeiros 128 correspondem exatamente aos representados acima. Os 128 caracteres que se seguem incluem letras acentuadas e outros símbolos.



Unicode: Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Publicado no livro The Unicode Standard o padrão consiste de pouco mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição, ordenação alfabética e renderização.
O Unicode possui o objetivo explícito de transcender as limitações de codificações de carácter tradicionais, como as definidas pelo padrão ISO 8859, que possuem grande uso em vários países mas que permanecem em sua maioria incompatíveis umas com as outras. Várias codificações de carácter tradicionais compartilham um problema comum, ao permitirem processamento bilíngue (geralmente usando caracteres romanos e a língua local), mas não processamento multilíngue (processamento de línguas arbitrárias misturadas umas com as outras).
O Unicode codifica os caracteres em si - grafemas e unidades tais como grafemas - em vez de codificar glifos variantes para tais caracteres. No caso de caracteres chineses, essa estratégia geralmente leva a controvérsias quanto à distinção entre um caractere e seus glifos variantes.
Na área de processamento de texto, o Unicode possui o papel de fornecer um único código - um número e não um glifo - para cada carácter. Em outras palavras, o Unicode representa um carácter em uma forma abstrata e deixa questões sobre renderização (como tamanho, forma, fonte ou estilo) para outro software, como um navegador ou um editor de texto. Esse simples objetivo torna-se complicado pelas concessões feitas pelos desenvolvedores do padrão a fim de encorajar uma adoção mais rápida.




O postscript: O formato postscript é o standard internacional ao nível da imagem e da impressão. Esta linguagem de programação foi desenvolvida pela Adobe para a impressão de documentos gráficos complexos em impressoras digitais. Neste momento é suportado pela maior parte das impressoras laser na impressão de alta resolução de elementos bitmap e vectoriais.
O postscript não depende do equipamento, aproveita ao máximo as capacidades de cada um deles. O formato PDF (Portable Document Format) é uma versão mais estruturada e compactada da linguagem postscript e possui praticamente todas as possibilidades desta.
As fontes tipo 1 são uma variante do código postscript e são o formato original de fonte usado em todas as impressoras postscript. A linguagem postscript foi mais tarde modificada para suportar os formatos standards TrueType e OpenType. Todos os equipamentos postscript recentes, suportam estes três formatos.

Serifas:
As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
Tipicamente, os textos serifados são usados em blocos de texto (como num romance) pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto. O ser humano lê palavras ao invés de letras individuais, assim as letras serifadas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras. Por outro lado, os tipos sem-serifa costumam ser usados em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos ("chamando a atenção"), já que parecem mais limpos.


Fontes tipo 1: As fontes Adobe Postscript tipo 1 são o standard internacional de fontes digitais (internacional Standards Organization outline font standard, ISSO 9541). Este standard foi desenvolvido pela Adobe Systems para ser usado nas impressoras postscript. Neste momento centenas de empresas desenvolvem fontes neste formato e calcula-se que hajam cerca de 30 000 fontes tipo 1 criadas. Este tipo de font é constituído por mais do que 1 ficheiro:
No sistema Macintosh OsX uma fonte é contituida por dois ficheiros: "font suitcase" e por uma font de impressão.
No sistema Windows é constituída por quatro ficheiros: .AFM, .INF, .PFB, .PFM


Fontes TrueType: O formato TrueType é um standard que foi desenvolvido pela Apple Computer, mais tarde licenciado à Microsoft Corporation. Ambas as empresas desenvolveram extensões diferentes das mesmas fontes o que originou que para migrarem de um sistema para o outro têm que ser convertidas. À semelhança do tipo 1, o formato TrueType está disponível para desenvolvimento de novas fontes.

Fontes OpenType: O formato OpenType é o mais recente de todos e foi desenvolvido em conjunto pela Adobe e pela Microsoft. Numa fonte OpenType podem coexistir versões tipo 1 e TrueType num mesmo ficheiro. Outra grande vantagem é que a mesma fonte pode ser usada em ambos os sistemas operativos sem necessidade de conversão. Este tipo de fontes tem muitas vantagens sobre todas as outras pois suporta versaletes, ligaduras, arabescos tudo na mesma fonte.

Atributo size: Define o tamanho da letra. Este tamanho pode ser absoluto ou relativo.Se falarmos em términos absolutos, existem 7 níveis de tamanhos distintos numerados de 1 a 7 por ordem crescente. Escolheremos portanto um valor size="1" para a menor letra ou size="7" para a maior.

Atributo cor: A cor do texto pode ser definida através do atributo cor. Cada cor é por sua vez definida por um número hexadecimal que está composto por três partes. Cada uma destas partes representa a contribuição do vermelho, verde e azul à cor em questão.Por outro lado é possível definir de uma maneira imediata algumas das cores mais freqüentemente usadas para as que se criaram um nome mais memotécnico.