quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Visita ao Museu do Som e da Imagem

Na passada segunda feira tivemos uma visita ao museu do som e da imagem de Vila Real. Saímos da escola pelas 10:00 horas em direcção ao museu do som e da imagem situado no Teatro Municipal de Vila Real e quando lá chegamos tínhamos um guia do museu à nossa espera para nos explicar um pouco daquilo que se podia visitar no museu.


Na primeira sala o senhor explicou-nos que todos os meses era exposta uma peça diferente, a chamada peça do mês, sendo a peça deste mês uma caixa de música. Na segunda sala estavam expostas algumas máquinas que era utilizada na antiguidade em teatros ou cinema para imitarem sons, a máquina do vento e a máquina da trovoada.

Na terceira sala que visitamos estavam expostas algumas peças do antigo teatro-circo da cidade de Vila Real, nomeadamente cadeiras, cartazes de espectáculos, campainha de chamada, projector de cinema, etc. Na sala seguinte podemos observar máquinas de projectar cinema mais evoluídas um pouco e foi-nos ainda explicado como funcionava a projecção de filmes e a rebobinagem dos mesmos, foi-nos ainda explicado que era necessário ter uma formação específica para manusear todas as máquinas de projecção de filmes.

Na quinta sala encontravam-se expostos objectos que provocavam ilusões de óptica, exemplares das primeiras máquinas fotográficas que existiram, máquinas de fole, e ainda outros materiais fotográficos. Na penúltima sala podemos visionar algumas fotografias antigas da região de Vila Real e vimos ainda um filme sobre a vida do fotógrafo Filipe Borges Júnior. Por fim, na última sala podemos observar alguns documentos do fotógrafo Filipe Borges Júnior e saber um pouco mais acerca da sua vida.
De seguida abandona-mos o museu e partimos novamente em direcção à escola.

Foi uma visita muito enriquecedora que nos permitiu saber um pouco mais sobre a história do som e da imagem e sobre a sua evolução. Como o guia referiu, o museu vive essencialmente de peças que são doadas ou emprestadas para exposição, por isso também aqui faço um apelo a todas as pessoas que tiverem objectos relacionados com a evolução do som e da imagem que contactem o museu e façam com que toda a gente possa admirá-las.

Pode saber mais acerca do Museu do Som e da Imagem de Vila Real em: http://museu-msi.blogspot.com ou ainda fazer uma visita virtual ao museu clicando aqui.