quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Formatos de ficheiros de imagem:


Imagens bitmap: (chamadas também imagens raster trata-se de imagens "pixelizadas", ou seja, um conjunto de pontos (pixéis) contidos num quadro, cada um destes pontos possuindo um ou vários valores que descrevem a sua cor.

Imagens vectoriais: as imagens vectoriais são representações de entidades geométricas como um círculo, um rectângulo ou um segmento. Estes são representados por fórmulas matemáticas (um rectângulo é definido por dois pontos, um círculo por um centro e um raio, uma curva por vários pontos e uma equação). É o processador que será encarregado de “traduzir” estas formas em informações interpretáveis pela placa gráfica.

Características dos formatos do tipo bitmap:

BMP: é um dos formatos mais simples, desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e pela IBM, o que explica que seja particularmente usado nas plataformas Windows e OS/2. Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada. O formato BMP foi estudado de maneira a obter um bitmap independente do periférico de afixação (DIB, Device independent bitmap).


GIF: (Graphics Interchange Format), que se pode traduzir como "formato para intercâmbio de gráficos") é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web, quer para imagens fixas, quer para animações.

JPEG ou JPG: é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que lhe permite escolher o tamanho de armazenamento e o seu compromisso com a qualidade da imagem. Geralmente obtém-se uma compressão pouco perceptível e perda na qualidade da imagem. Além de ser um método de compressão, é frequentemente considerado como um formato de arquivo. JPEG / Exif é o formato de imagem mais comum usado por camaras digitais e outros dispositivos de captura de imagem, juntamente com JPEG / JFIF, que também é um outro formato para o armazenamento e transmissão de imagens na World Wide Web. JPEG / JFIF é o formato usado para armazenar fotos e transmiti-las através da Internet. Geralmente desconsideram-se os formatos e dizemos simplesmente JPEG.

PDF: (Por table Document Format) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução. O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Há aplicativos gratuitos para Linux, Microsoft Windows e Apple Macintosh, alguns deles distribuídos pela própria Adobe.

PNG: (Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. Esse formato livre é recomendado pela W3C, suporta o canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras características. Além disso, o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para re-uso. Pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens como o Adobe Fireworks (proprietário) e o GIMP (livre).

TIFF: ( Tagged Image File Format) é um formato de arquivo raster para imagens digitais criado pela Aldus para uso no processo de impressão PostScript, que agora é controlado pela Adobe. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição de cores. É usado extensamente em aplicações de manipulação de imagem tais como Photoshop, DTP e scanners e também muito utilizado para o intercâmbio de imagens entre as diversas plataformas (hardware: PC, Macintosh, software: Linux, Windows). Há ainda a opção na qual um arquivo. tif ou .tiff tenha mais de uma página dentro de um único arquivo.

Características dos formatos do tipo vectorial:

SVG: ( Scalable Vector Graphics) que pode ser traduzido do inglês como gráficos vetoriais escaláveis. Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados. A grande diferença entre o SVG e outros formatos vetoriais, é o fato de ser um formato aberto, não sendo propriedade de nenhuma empresa. Foi criado pela World Wide Web Consortium, responsável pela definição de outros padrões, como o HTML e o XHTML. A criação deste formato foi baseada noutros já existentes: CSS, DOM, JPEG, PNG, SMIL e XML. É um padrão aberto desenvolvido desde 1999 por um grupo de trabalho do W3C com base nos formatos PGML, da Adobe, e VML, da Microsoft, submetidos ao W3C por essas empresas em 1998. SVG é suportado por todos os navegadores Web modernos de forma nativa ou através de bibliotecas JavaScript. O suporte nativo noMicrosoft Internet Explorer só é possível a partir da versão 9. Bibliotecas JavaScript permitem suporte limitado em navegadores mais antigos.

SXD: (OpenOffice.org Draw) é um editor de gráficos vetoriais e faz parte do OpenOffice.org. Ele apresenta "conectores" entre as formas, que estão disponíveis em uma variedade de estilos de linha e facilitar a criação de desenhos, tais como fluxograma. Ele também inclui muitas características encontradas em editoração electrónica de software. Usuários OpenOffice.org também pode instalar o Open Clip Art Library , que adiciona uma extensa galeria de bandeiras, logótipos, ícones e banners para a apresentação geral e projetos de desenho. Em particular, Linux distribuições Debian e Ubuntu deram ready-to-use pacotes Openclipart para facilitar o download e instalar a partir de seus repositórios de software online.


PS: (PostScript) é uma linguagem de programação especializada para visualização de informações, ou uma linguagem de descrição de páginas, originalmente criada para impressão e posteriormente modificada para o uso com monitores. A linguagem fornece uma máquina de pilha e comandos específicos para o desenho de letras e figuras, incluindo comandos de traçado e formas de representação de imagens. Foi
desenvolvida pela Adobe.

CDR: (CorelDRAW) é um editor de gráficos vetoriais desenvolvido e comercializado pela Corel Corporation de Ottawa , Canadá . É também o nome de Suite Corel Graphics. CDR é um formato de arquivo proprietário formato de arquivo desenvolvido pela Corel Corporation e usado principalmente para desenhos gráficos vetoriais. Não há à disposição do público CDR especificação de formato de arquivo.


WMF: (Windows Metafile) é um formato de arquivo gráfico no Microsoft Windows sistemas, originalmente concebido na década de 1990.Metafiles janelas são que pretendem ser portáveis entre aplicações e podem conter gráficos vetoriais e bitmap componentes. Essencialmente, um arquivo WMF armazena uma lista de chamadas de função que têm de ser emitidos para o Windows Graphics Device Interface camada (GDI) para exibir uma imagem na tela. Uma vez que algumas funções GDI aceitar ponteiros para funções de callback para tratamento de erros , um arquivo WMF pode incluir erroneamente o código executável. WMF é um 16-bit formato introduzido no Windows 3.0. É o nativo formato vetorial para o Microsoft Office aplicações como o Word, PowerPoint e Publisher .

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Bem - vindos de novo




Depois de uns dias de merecido descanso para férias de Natal estou de regresso ao trabalho. Espero durante este período adquirir mais conhecimentos para melhorar o melhorar o meu blog.
A todos os visitantes desejo um feliz ano novo de 2012 e esperamos que, de facto, não seja o último.